Sustentabilidade

Para a Cosern, como para todas as empresas do Grupo Neoenergia, a sustentabilidade é um valor e está materializada na sua missão: “ser a energia que movimenta e ilumina a vida das pessoas, para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade, com eficiência, qualidade, segurança, sustentabilidade e respeito ao indivíduo”. Como entende que este é um pilar de seus negócios, o Grupo Neoenergia investe fortemente em energias renováveis, mantém 16 parques eólicos no Rio Grande do Norte, na Bahia e na Paraíba e uma usina solar em Fernando de Noronha, gerida pela Celpe.

 ​

A política de sustentabilidade​ define oito diretrizes corporativas para que o crescimento e a operação ocorram em um contexto responsável em termos sociais e ambientais. Estas diretrizes são: saúde financeira, matriz energética responsável, clareza quanto aos impactos, engajamento com stakeholders, valorização das pessoas, desenvolvimento de comunidades, satisfação dos clientes e relações com fornecedores.

 A

s práticas de sustentabilidade dividem-se em diversos programas e projetos. Nas distribuidoras do grupo, como a Cosern, os programas vão desde o planejamento de obras à execução dos projetos, incluindo a manutenção das linhas de transmissão, distribuição e subestações. Também contemplam o monitoramento das emissões atmosféricas, a conservação da biodiversidade, a redução do consumo de água, a promoção do reuso e da reciclagem, a educação e a saúde das comunidades, além da segurança dos colaboradores.  Outra frente são os patrocínios que a Cosern confere, colaborando para o fortalecimento da cultura no Rio Grande do Norte.​