Página Inicial » Comercial » Como solicitar nossos serviços

Troca de titularidade

Condições básicas para solicitar o serviço

  • A Unidade não deve ter débito de: consumo, parcelamento, serviços e irregularidades;
  • O cliente solicitante não deve possuir débito com a Cosern;
  • Informar ao atendente a leitura que consta no medidor no dia da solicitação.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

Pessoa Física

  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito e Passaporte;
  • RANI - Apenas para indígena. Este documento substitui o CPF e o documento de identificação oficial com foto.

Pessoa Jurídica

  • Cópia do estatuto ou contrato social da empresa;
  • Cópia do Contrato de Sucessão Comercial;
  • Cópia do CNPJ da empresa;
  • Cópia da Inscrição Municipal/Estadual (se houver);
  • Cópia da ata ou outro documento de designação do representante legal;
  • Cópia do CPF do representante legal;
  • Cópia do documento oficial de identificação do representante legal.

Valor do serviço

  • Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar

Obs.: Para Poder Público ou Pessoas Jurídicas, a solicitação deve ser através de ofício e deve ser entregue nas Agências Cosern ou credenciados Cosern Serviços que fazem atendimento ao Cliente.



Alteração de data de vencimento (Data Boa)

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Só poderá ser solicitada a cada 90 (noventa) dias.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora.

Valor do serviço

  • Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar



Entrega de conta em outro endereço

Condições básicas para solicitar o serviço

  • O novo endereço tem que ser no Estado do Rio Grande do Norte.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome completo do responsável pelo recebimento da conta;
  • Telefone para contato;
  • Número das Contas Contrato que você quer alterar;
  • Número da Conta Contrato no qual consta o endereço que deseja receber sua(s) conta(s) Cosern;
  • Endereço completo, inclusive com o CEP, do local de entrega da conta de energia;
  • Complementação do endereço da entrega da conta (ex.: empresa, aptº, em atenção a...).

Valor do serviço

  • Para este serviço o valor cobrado é de R$ 0,92 (noventa e dois centavos).

Como solicitar



Via para pagamento

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não há qualquer condição para solicitar a via para pagamento.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora e mês de referência.
Formas e prazos para recebimento da Via para pagamento
  • O cliente pode retirar a Via para pagamento de imediato pela Internet;
  • Dirigindo-se a uma das Unidades Cosern Serviços e Totem;

Valor do Serviço

  • Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar



2ª Via de conta

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não há qualquer condição para solicitar a segunda via da conta.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora e mês de referência.

Valor do Serviço

  • Não há de taxa cobrança para este serviço solicitado pela internet e nos credenciados Cosern Serviços, nas Agências Cosern é cobrada a taxa de R$ 2,11 (dois reais e onze centavos) para Grupo B e R$ 4,25 (quatro reais e vinte e cinco centavos) para Grupo A.

Como solicitar



Segunda Via da Declaração de Quitação Anual de Débitos

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não existir débitos na Cosern.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome do responsável;
  • Endereço completo;
  • Telefone para contato;
  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Período inicial e final da Declaração;
  • Motivo da Declaração.

Valor do Serviço

  • Cobrança de taxa para este serviço: Grupo B - R$ 2,11 (Dois reais e onze centavos); Grupo A - R$ 4,25 (Quatro reais e vinte e cinco centavos).

Como solicitar



Informação de débitos

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não há qualquer condição básica para solicitar informação de débito.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora.

Valor do serviço

  • Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar

Obs.: Na solicitação feita pela Internet não serão discriminados os serviços.



Ligação de nova unidade consumidora

Será um prazer tê-lo(a) como nosso cliente. Veja abaixo algumas informações úteis e saiba como solicitar a ligação de sua Unidade Consumidora, atendida em baixa tensão.

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas;
  • Nos casos de consumidores a serem ligados em alta tensão ou edifícios com quatro ou mais Unidades Consumidoras, será necessário submeter o projeto das instalações elétricas à aprovação da Cosern.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome completo;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito, Passaporte e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI no caso de indígenas;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
  • Atividade principal de consumo (residencial, comercial, etc);
  • Previsão de carga instalada - eletrodomésticos e/ou máquinas que existirão na Unidade Consumidora;
  • Caso o imóvel esteja localizado em área de preservação ambiental, apresentar licença emitida por órgão responsável.

    OBS.: Quando inexistir rede de distribuição em frente à Unidade Consumidora a ser ligada ou a rede necessitar de manutenção ou ampliação ou o fornecimento de energia depender de construção de ramal subterrâneo, considerar-se-á estes casos como condições atípicas e os prazos de atendimento poderão ser os seguintes:

  • Unidade Comercial
    • Cópia do estatuto ou contrato social da empresa;
    • Cópia do Contrato de Sucessão Comercial;
    • Cópia do CNPJ da empresa;
    • Cópia da Inscrição Municipal/Estadual (se houver);
    • Cópia da ata ou outro documento de designação do representante legal;
    • Cópia do CPF do representante legal;
    • Cópia do documento oficial de identificação do representante legal;
    • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
    • Atividade principal de consumo (residencial, comercial, etc);
    • Previsão de carga instalada - eletrodomésticos e/ou máquinas que existirão na Unidade Consumidora;
    • Caso o imóvel esteja localizado em área de preservação ambiental, apresentar licença emitida por órgão responsável.
      OBS.: Quando inexistir rede de distribuição em frente à Unidade Consumidora a ser ligada ou a rede necessitar de manutenção ou ampliação ou o fornecimento de energia depender de construção de ramal subterrâneo, considerar-se-á estes casos como condições atípicas e os prazos de atendimento poderão ser os seguintes:
      • Ligação Baixa tensão (380/220V): 30 (trinta) dias úteis, contados da data da solicitação;
      • Ligação Alta tensão (13.800V): 30 (trinta) dias úteis, contados da data da solicitação;
      •  Esses prazos terão como objetivo elaborar os estudos, orçamentos e projetos e informar por escrito o prazo para conclusão das obras de distribuição, bem como a eventual necessidade de participação financeira.

Valor do serviço

  • Não há cobrança de taxa para esse serviço, na primeira visita.

Como solicitar



Desligamento de unidade consumidora

Desligamento de Unidade Consumidora x Encerramento da relação contratual.

O encerramento da relação contratual entre a Cosern e o cliente ocorre quando o mesmo solicita este serviço.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Leitura atual do medidor para emissão de fatura final, caso a leitura atual se encontre maior que a leitura faturada na última conta;
  • Se a leitura for igual à leitura no sistema, será cobrada taxa mínima da fase;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
  • Caso não possua leitura, cobrar proporção pela média dos últimos 3 meses.

Valor do serviço

  • Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar



Vistoria de unidade consumidora

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não há qualquer condição para solicitar a vistoria na Unidade Consumidora.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
  • Motivo da solicitação.

Valor do serviço

  • Monofásico: R$ 4,95 (quatro reais e noventa e cinco centavos);
  • Trifásico: R$ 14,18 (catorze reais e dezoito centavos);
  • Alta tensão: R$ 42,57 (quarenta e dois reais e cinquenta e sete centavos);
  • Preços definidos pela Resolução ANEEL nº 1.279, de 18/04/2012.

Como solicitar




Religação de urgência

Condições básicas para solicitar o serviço

  • A Unidade não deve ter débito de: consumo, parcelamento, serviços e irregularidades;
  • Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas.

OBS.: A comprovação da quitação com a Cosern poderá ser feita no momento da religação, através da apresentação dos comprovantes; se no momento da religação não houver ninguém no imóvel, por motivo de segurança, o disjuntor geral do quadro de medição ficará desligado (aberto).

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome completo;
  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
  • O horário para solicitar a religação é até às 17 horas dos dias úteis, apenas nas localidades que oferecem este serviço.

OBS.: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Candeias, Dias D’Avila, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itaparica, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

Valor do serviço

  • Monofásico: R$ 28,38 (vinte e oito reais e trinta e oito centavos);
  • Trifásico: R$ 70,97 (setenta reais e noventa e sete centavos);
  • Alta tensão: R$ 141,94 (cento e quarenta e um reais e noventa e quatro centavos);
  • Preços definidos pela Resolução ANEEL nº 1.279, de 18/04/2012.

Como solicitar




Religação normal

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não existir débito na Conta Contrato;
  • Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas.

OBS.: A comprovação da quitação com a Cosern poderá ser feita no momento da religação, através da apresentação dos comprovantes; se no momento da religação não houver ninguém no imóvel, por motivo de segurança, o disjuntor geral do quadro de medição ficará desligado (aberto).

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome completo;
  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora.

Valor do serviço

  • Monofásico: R$ 5,66 (cinco reais e sessenta e seis centavos);
  • Trifásico: R$ 23,40 (vinte e três reais e quarenta centavos);
  • Alta tensão: R$ 70,97 (setenta reais e noventa e sete centavos);
  • Preços definidos pela Resolução ANEEL nº 1.279, de 18/04/2012.

Como solicitar




Verificação de nível de tensão a pedido do cliente

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não há qualquer condição para solicitar a verificação.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora.

Valor do serviço

Se os níveis apurados estiverem dentro dos limites mínimos e máximos permitidos pela legislação os valores a serem cobrados serão:

  • Monofásico: R$ 5,99 (cinco reais e noventa e nove centavos);
  • Trifásico: R$ 11,98 (onze reais e noventa e oito centavos);
  • Alta tensão: R$ 66,58 (sessenta e seis centavos e cinquenta e oito reais);
  • Preços definidos pela Resolução ANEEL nº 1.279, de 18/04/2012.

Como solicitar




Alteração de carga

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas;
  • Não existir débito na Conta Contrato;

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome do requerente;
  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Telefone para contato;
  • Pontos de referência da Unidade Consumidora.

Valor do serviço

Este serviço NÃO é cobrado

Caso o cliente esteja na faixa até 15 KW e não possua nenhum motor trifásico será cobrado o valor do medidor R$ 279,00.

Obs.: Se houver necessidade de projeto, o orçamento será informado após elaboração do mesmo.


Como solicitar




Danos elétricos

Condições básicas para solicitar o serviço

  • O Cliente tem até 90 (noventa) dias, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico para solicitar o ressarcimento à Cosern.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome do requerente;
  • Telefone de contato;
  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Endereço e dois pontos de referência (no mínimo) da Unidade Consumidora;
  • Data e horário da ocorrência;
  • Descrição e características gerais do equipamento danificado, tais como: marca e modelo;
  • Ponto de referência da unidade consumidora e telefone para contato.

Outras informações que julgar necessárias Caso o processo seja deferido o Cliente deverá apresentar a seguinte documentação na Agência:

  • O Cadastro de pessoa física – CPF, Registro Geral (identidade) ou qualquer documento comprobatório de identificação que contenha foto (ex: número e série da Carteira de Trabalho, número do passaporte, número da carteira de habilitação, número do Conselho Regional da profissão, etc) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Nota fiscal do bem reclamado ou outra documentação que venha comprovar sua posse ou propriedade; Na impossibilidade do atendimento a essas exigências documentação poderá ser substituída por uma declaração de responsabilidade sobre o bem danificado;
  • Orçamentos ou notas fiscais de peças e serviços referentes aos consertos dos bens reclamados.
  • • Laudo técnico

Resposta ao atendimento

  • A Cosern comunicará, por escrito, o resultado do processo (deferido ou indeferido).
    No caso do processo ter sido deferido, será informado ao Cliente o valor e o local do recebimento do crédito (agência de atendimento mais próxima).
    O Cliente poderá optar pelo crédito em conta corrente. O ressarcimento só poderá ser obtido pelo titular da Conta Contrato ou por representante legal apresentando procuração pública.

Valor do serviço

  • Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar



Reclamações

  • A Cosern tem como meta atingir o padrão de excelência no atendimento a seus clientes. Para melhor atender as suas expectativas, sugira onde devemos melhorar em nosso atendimento.

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