Como Solicitar Nossos Serviços



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Condições básicas para solicitar o serviço

A Unidade não deve ter débito de: consumo, parcelamento, serviços e irregularidades;
O cliente solicitante não deve possuir débito com a Cosern;
Informar ao atendente a leitura que consta no medidor no dia da solicitação.
Informações necessárias ao solicitar o serviço
 
Pessoa Física

Cadastro de Pessoa Física - CPF;
Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito e Passaporte;
RANI - Apenas para indígena. Este documento substitui o CPF e o documento de identificação oficial com foto.
 
Pessoa Jurídica

Cópia do estatuto ou contrato social da empresa;
Cópia do Contrato de Sucessão Comercial;
Cópia do CNPJ da empresa;
Cópia da Inscrição Municipal/Estadual (se houver);
Cópia da ata ou outro documento de designação do representante legal;
Cópia do CPF do representante legal;
Cópia do documento oficial de identificação do representante legal.
 
Valor do serviço

Não há cobrança de taxa para este serviço.
 
Como solicitar
Através do site http://www.cosern.com.br ou nas Agências Cosern ou credenciados Cosern Serviços que efetuam atendimento.

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Só poderá ser solicitada a cada 90 (noventa) dias.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora.

Valor do serviço

  • Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar

Condições básicas para solicitar o serviço

  • O novo endereço tem que ser no Estado do Rio Grande do Norte.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome completo do responsável pelo recebimento da conta;
  • Telefone para contato;
  • Número das Contas Contrato que você quer alterar;
  • Número da Conta Contrato no qual consta o endereço que deseja receber sua(s) conta(s) Cosern;
  • Endereço completo, inclusive com o CEP, do local de entrega da conta de energia;
  • Complementação do endereço da entrega da conta (ex.: empresa, aptº, em atenção a...).

Valor do serviço

  • Para este serviço o valor cobrado é de R$ 0,92 (noventa e dois centavos).

Como solicitar

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não há qualquer condição para solicitar a via para pagamento.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora e mês de referência.
Formas e prazos para recebimento da Via para pagamento
  • O cliente pode retirar a Via para pagamento de imediato pela Internet;
  • Dirigindo-se a uma das Unidades Cosern Serviços e Totem;

Valor do Serviço

  • Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não há qualquer condição para solicitar a segunda via da conta.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora e mês de referência.

Valor do Serviço

  • Não há de taxa cobrança para este serviço solicitado pela internet e nos credenciados Cosern Serviços, nas Agências Cosern é cobrada a taxa de R$ 2,11 (dois reais e onze centavos) para Grupo B e R$ 4,25 (quatro reais e vinte e cinco centavos) para Grupo A.

Como solicitar

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não existir débitos na Cosern.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome do responsável;
  • Endereço completo;
  • Telefone para contato;
  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Período inicial e final da Declaração;
  • Motivo da Declaração.

Valor do Serviço

  • Cobrança de taxa para este serviço: Grupo B - R$ 2,11 (Dois reais e onze centavos); Grupo A - R$ 4,25 (Quatro reais e vinte e cinco centavos).

Como solicitar

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não há qualquer condição básica para solicitar informação de débito.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora.

Valor do serviço

  • Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar

Obs.: Na solicitação feita pela Internet não serão discriminados os serviços.
Será um prazer tê-lo(a) como nosso cliente. Veja abaixo algumas informações úteis e saiba como solicitar a ligação de sua Unidade Consumidora, atendida em baixa tensão.

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas;
  • Nos casos de consumidores a serem ligados em alta tensão ou edifícios com quatro ou mais Unidades Consumidoras, será necessário submeter o projeto das instalações elétricas à aprovação da Cosern.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome completo;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito, Passaporte e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI no caso de indígenas;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
  • Atividade principal de consumo (residencial, comercial, etc);
  • Previsão de carga instalada - eletrodomésticos e/ou máquinas que existirão na Unidade Consumidora;
  • Caso o imóvel esteja localizado em área de preservação ambiental, apresentar licença emitida por órgão responsável.
    OBS.: Quando inexistir rede de distribuição em frente à Unidade Consumidora a ser ligada ou a rede necessitar de manutenção ou ampliação ou o fornecimento de energia depender de construção de ramal subterrâneo, considerar-se-á estes casos como condições atípicas e os prazos de atendimento poderão ser os seguintes:
  • Unidade Comercial
    • Cópia do estatuto ou contrato social da empresa;
    • Cópia do Contrato de Sucessão Comercial;
    • Cópia do CNPJ da empresa;
    • Cópia da Inscrição Municipal/Estadual (se houver);
    • Cópia da ata ou outro documento de designação do representante legal;
    • Cópia do CPF do representante legal;
    • Cópia do documento oficial de identificação do representante legal;
    • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
    • Atividade principal de consumo (residencial, comercial, etc);
    • Previsão de carga instalada - eletrodomésticos e/ou máquinas que existirão na Unidade Consumidora;
    • Caso o imóvel esteja localizado em área de preservação ambiental, apresentar licença emitida por órgão responsável.
      OBS.: Quando inexistir rede de distribuição em frente à Unidade Consumidora a ser ligada ou a rede necessitar de manutenção ou ampliação ou o fornecimento de energia depender de construção de ramal subterrâneo, considerar-se-á estes casos como condições atípicas e os prazos de atendimento poderão ser os seguintes:
      • Ligação Baixa tensão (380/220V): 30 (trinta) dias úteis, contados da data da solicitação;
      • Ligação Alta tensão (13.800V): 30 (trinta) dias úteis, contados da data da solicitação;
      •  Esses prazos terão como objetivo elaborar os estudos, orçamentos e projetos e informar por escrito o prazo para conclusão das obras de distribuição, bem como a eventual necessidade de participação financeira.

Valor do serviço

  • Não há cobrança de taxa para esse serviço, na primeira visita.

Como solicitar

A energia elétrica significa muito mais do que conforto na vida de muitas pessoas. É por isso que a Cosern oferece atendimento especial para clientes de unidade consumidora residencial que utilizam Home Care (Internação domiciliar) com uso de equipamentos elétricos de autonomia limitada, essenciais para a sobrevivência.

 

Direitos​

  • Ser informado sobre interrupções programadas do fornecimento de energia, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis, por documento escrito, quando existir na unidade consumidora pessoa que dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida.
  • Ser avisado sobre a possibilidade de suspensão do fornecimento de energia na falta de pagamento.
  • Ter prioridade no restabelecimento do fornecimento de energia quando ocorrer desligamento não programado, envolvendo o circuito elétrico que atende à casa, uma vez que não se pode assegurar o fornecimento ininterrupto;
  • Obter o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, quando atendidos os demais critérios de concessão;
  • Recebimento de aviso sobre os motivos da perda do benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica;


Deveres​

  • Permitir o acesso dos técnicos da Cosern, para averiguação do uso do(s) equipamento(s) médico(s) instalado(s);
  • Apresentar em até 30 (trinta) dias antes da data de término do prazo de vigência, nova documentação médica para continuar com o uso dos equipamentos elétricos destinados à preservação da vida por prazo superior ao estabelecido pela Cosern;
  • Informar a Cosern sobre o fim do uso do(s) equipamento(s) elétrico(s) destinado(s) à preservação da vida quando não for mais necessário;
  • Estar ciente da responsabilidade por possíveis despesas relacionadas ao deslocamento do paciente residente no imóvel, quando houver risco à vida, durante a realização de desligamento programado do fornecimento de energia, manutenção ou melhoramento na rede de distribuição de energia elétrica;
  • Manter-se adimplente com o pagamento das contas de energia, evitando possíveis ações de cobrança.


Como se cadastrar?

 

Para ter direito ao atendimento diferenciado, o cliente deverá dirigir-se a Loja de Atendimento ou Posto Cosern Serviços mais próximo e apresentar os seguintes documentos:

 

o   RG e CPF do titular da conta contrato;

o   RG e CPF do beneficiário, quando for o caso;

o   Atestado subscrito por profissional médico, constando obrigatoriamente: número do CID, número do CRM e prazo de utilização dos equipamentos.

 

Observação: Na inexistência do RG, o cliente poderá apresentar outro documento de identificação oficial com foto.

Desligamento de Unidade Consumidora x Encerramento da relação contratual.
O encerramento da relação contratual entre a Cosern e o cliente ocorre quando o mesmo solicita este serviço.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Leitura atual do medidor para emissão de fatura final, caso a leitura atual se encontre maior que a leitura faturada na última conta;
  • Se a leitura for igual à leitura no sistema, será cobrada taxa mínima da fase;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
  • Caso não possua leitura, cobrar proporção pela média dos últimos 3 meses.

Valor do serviço

  • Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar

Através do site servicos.cosern.com.br ou nas Agências Cosern ou credenciados Cosern Serviços que efetuam atendimento.​​​

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não há qualquer condição para solicitar a vistoria na Unidade Consumidora.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
  • Motivo da solicitação.

Valor do serviço

  • Monofásico: R$ 6,68 (seis reais e sessenta e oito centavos);
  • Trifásico: R$ 19,11 (dezenove reais e onze centavos);
  • Alta tensão: R$ 57,40​ (cinzquenta e sete reais e quarenta centavos);
  • Preços definidos pela Resolução ANEEL nº 2.386, de 17/04/2018.​

Como solicitar


Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não existir débito na Conta Contrato;
  • Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas.

OBS.: A comprovação da quitação com a Cosern poderá ser feita no momento da religação, através da apresentação dos comprovantes; se no momento da religação não houver ninguém no imóvel, por motivo de segurança, o disjuntor geral do quadro de medição ficará desligado (aberto).

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome completo;
  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora.

Valor do serviço

  • Monofásico: R$ 5,66 (cinco reais e sessenta e seis centavos);
  • Trifásico: R$ 23,40 (vinte e três reais e quarenta centavos);
  • Alta tensão: R$ 70,97 (setenta reais e noventa e sete centavos);
  • Preços definidos pela Resolução ANEEL nº 1.279, de 18/04/2012.

Como solicitar


Condições básicas para solicitar o serviço

  • Não há qualquer condição para solicitar a verificação.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora.

Valor do serviço

Se os níveis apurados estiverem dentro dos limites mínimos e máximos permitidos pela legislação os valores a serem cobrados serão:
  • Monofásico: R$ 5,99 (cinco reais e noventa e nove centavos);
  • Trifásico: R$ 11,98 (onze reais e noventa e oito centavos);
  • Alta tensão: R$ 66,58 (sessenta e seis centavos e cinquenta e oito reais);
  • Preços definidos pela Resolução ANEEL nº 1.279, de 18/04/2012.

Como solicitar

Condições básicas para solicitar o serviço

  • Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas;
  • Não existir débito na Conta Contrato;

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome do requerente;
  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Telefone para contato;
  • Pontos de referência da Unidade Consumidora.

Valor do serviço

Este serviço NÃO é cobrado
Caso o cliente esteja na faixa até 15 KW e não possua nenhum motor trifásico será cobrado o valor do medidor R$ 279,00.
Obs.: Se houver necessidade de projeto, o orçamento será informado após elaboração do mesmo.

Como solicitar

Condições básicas para solicitar o serviço

  • O consumidor tem até 90 (noventa) dias, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico para solicitar o ressarcimento à Cosern.

Informações necessárias ao solicitar o serviço

  • Nome do requerente;
  • Telefone de contato;
  • Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
  • Informações que demonstrem que o solicitante é o titular da unidade consumidora, ou seu representante legal;
  • Endereço e no máximo dois pontos de referência da Unidade Consumidora;
  • Data e horário prováveis da ocorrência do dano;
  • Relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico;
  • Descrição e características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo e número de série (opcional);
  • Informação sobre o meio de comunicação de sua preferência (e-mail ou carta);
  • Outras informações que julgar necessárias.
Caso a solicitação seja deferida o consumidor deverá apresentar a seguinte documentação nas Agências Cosern ou Rede Credenciada

  • Pessoa física: Cadastro de Pessoa Física – CPF, Registro Geral – RG (identidade) ou qualquer documento comprobatório de identificação que contenha foto (ex: número e série da carteira de trabalho, número do passaporte, número da carteira de habilitação, número do conselho regional da profissão, etc);
  • Pessoa jurídica: Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e documentos pessoais do responsável legal pela empresa; Caso haja procuração, os documentos pessoais do procurador;
  • Orçamentos de peças e serviços referentes aos consertos ou substituição (em caso de perda total) dos equipamentos reclamados.
  • Laudos técnicos

 

Resposta ao atendimento


  • A Cosern informará ao consumidor o resultado da solicitação de ressarcimento, pelo meio de comunicação escolhida, em até 15 (quinze) dias contados a partir da data da verificação ou, na falta desta, a partir da data da solicitação do ressarcimento. 
  • O consumidor tem o prazo de até 90 dias, contados a partir do recebimento do formulário de solicitação de ressarcimento, para entregar nas Agências Cosern ou Rede Credenciada os laudos técnicos e orçamentos solicitados.
  • No caso de deferimento da solicitação, o consumidor deverá comparecer nas Agências Cosern ou Rede Credenciada, preencher o formulário de solicitação de ressarcimento e entrega de documentação e optar pela forma do ressarcimento: depósito em conta bancária, ordem bancária, crédito na próxima fatura ou cheque nominal.
  • O ressarcimento só poderá ser obtido pelo titular da conta contrato ou por representante legal apresentando procuração.

 

Valor do serviço

  • ​Não há cobrança de taxa para este serviço.

 

Como solicitar

A Cosern tem como meta atingir o padrão de excelência no atendimento a seus clientes. Para melhor atender as suas expectativas, sugira onde devemos melhorar em nosso atendimento.

Como reclamar?

Você sabe de quem é a responsabilidade pela poda preventiva de árvores? 

 É da Prefeitura Municipal da sua cidade! 



Nós da COSERN realizamos a poda apenas quando os galhos já estão próximos ou em contato com a rede elétrica, para prevenir acidentes e não comprometer a qualidade da energia.​



Agora que você ja sabe, se ainda deseja solicitar o serviço, clique aqui​ para fazer o registro.​