Direitos e Deveres


Conheça os Direitos e Deveres do Cliente Cosern. Afinal, todo bom relacionamento começa por aqui.

Uso e Fornecimento de Energia

Uso e Fornecimento de Energia

Direitos
Receber energia elétrica em sua unidade consumidora nos padrões de tensão e de índices de continuidade estabelecidos;
Ser orientado sobre o uso eficiente de energia elétrica, de modo a reduzir desperdícios e garantir a segurança na sua utilização.

Deveres
Celebrar contrato de fornecimento ou de adesão junto à concessionária;
Fazer pagamentos correspondentes aos serviços pelo fornecimento da energia.

Entrega e Pagamento da Conta de Energia

Entrega e Pagamento da Conta de Energia
 
Direitos
Escolher uma dentre as datas disponibilizadas pela distribuidora para o vencimento da fatura;
Ser ressarcido por valores cobrados e pagos indevidamente, acrescidos de atualização monetária e juros;
Ser informado, na conta, sobre a existência de contas não pagas;
Receber restituição de valores pagos em duplicidade, a maior ou indevidamente;
Responder apenas por débitos relativos à conta de energia elétrica da qual é titular.
Deveres
Pagar a conta de energia elétrica até a data do vencimento, sujeitando-se às penalidades cabíveis em caso de atraso.
 

Atendimento ao Cliente

Atendimento ao Cliente

Direitos
Ter o serviço de atendimento telefônico gratuito, disponível 24 horas por dia;
Ser atendido em suas solicitações e reclamações feitas à Cosern, sem ter que se deslocar do município onde se encontra a unidade consumidora;
Ser informado, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, sobre providências quanto às solicitações ou reclamações;
Ter, para fins de consulta, nos locais de atendimento, acesso às normas de padrões da Cosern e às condições gerais do fornecimento de energia elétrica;
Solicitar a verificação de leitura do medidor, caso a sua conta de luz venha com um valor muito diferente do normal;
Ter a disposição um livro para reclamações e sugestões em todos os postos de atendimento da concessionária.

Tarifa de Energia

Tarifa de Energia

Direitos
Ser informado, na conta, do percentual de reajuste da tarifa de energia elétrica e data de início de vigência;
Ter a unidade consumidora classificada de modo a proporcionar a aplicação de tarifa mais vantajosa a que o consumidor tiver direito, em especial quanto à subclasse residencial de baixa renda e à classe rural.

Deveres
Informar as alterações das atividades exercidas na unidade consumidora (comércio, residência, rural, serviço, etc.).

Suspensão do Fornecimento de Energia

Suspensão do Fornecimento de Energia

Direitos
Ser informado, através de carta ou na conta, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias, sobre as possibilidades de suspensão de fornecimento por falta de pagamento;
Ter a energia elétrica religada, no caso de suspensão indevida, sem quaisquer despesas, no prazo máximo de até 4 (quatro) horas, a partir da constatação da Cosern ou da informação do consumidor;
Ter a energia elétrica religada, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas para a área urbana ou 48 (quarenta e oito) horas para a área rural, após comprovado o pagamento da fatura pendente.

Queima de Aparelhos Eletrônicos

Queima de Aparelhos Eletrônicos

Direitos
Ser ressarcido, quando couber, por meio de pagamento em moeda corrente no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco dias), a partir da respectiva data de solicitação ou, ainda, aceitar o conserto ou a substituição do equipamento danificado, em função da prestação do serviço inadequado do fornecimento de energia elétrica.

Interrupção no Fornecimento de Energia

Interrupção no Fornecimento de Energia

Direitos
Ser informado sobre a ocorrência de interrupções programadas, por meio de jornais, rádio, televisão ou outro meio de comunicação, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas;
Ser informado, por documento escrito e individual, sobre as interrupções programadas, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis, quando existir na unidade consumidora pessoa que dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida.

Deveres
Informar à Cosern sobre a existência de pessoa que use equipamentos elétricos indispensáveis à vida na unidade consumidora.

Manutenção e Segurança

Manutenção e Segurança

Deveres
Instalar em local adequado e de fácil acesso os dispositivos necessários para a colocação do medidor e equipamentos de proteção;
Manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas internas da unidade consumidora de acordo com as normas oficiais brasileiras (ABNT). Reformar ou substituir instalações elétricas internas da unidade consumidora que estiverem em desacordo com as normas, especialmente em relação aos aspectos de segurança;
Responder pela guarda e integridade dos equipamentos de medição instalados no interior de sua propriedade.

Acesso ao Medidor

Acesso ao Medidor

Deveres
Manter livre a entrada de empregados e representantes da Cosern, para fins de inspeção e leitura dos medidores de energia.

Atualização Cadastral

Atualização Cadastral

Deveres
Manter os dados cadastrais atualizados junto à Cosern, especialmente quando da mudança do titular, solicitando a alteração de titularidade ou o encerramento da relação contratual.

Aumento de Carga

Aumento de Carga

Deveres
Consultar a Cosern quando o aumento de carga instalada na unidade consumidora exigir a elevação da potência disponibilizada, para não causar danos às instalações da unidade consumidora do cliente, de terceiros ou à rede da Cosern.