Se você comprou ou alugou um imóvel, solicite a troca de titularidade para o seu nome.
Confira abaixo como solicitar:
Documentação necessária:
Pessoa Física
• CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado);
• Carteira
de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de
identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de
Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido),
Passaporte (válido); e
• Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI no caso de indígenas
Pessoa Jurídica
• Estatuto ou contrato social da empresa;
• Contrato de Sucessão Comercial se for o caso;
• CNPJ da empresa (válido);
• Inscrição Municipal/Estadual (se houver);
• Ata ou outro documento de designação do representante legal;
• Documentação do Representante Legal
• CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado);
• Carteira
de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de
identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, *Carteira
de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito
(válido), Passaporte (válido); e
• Registro Administrativo de Nascimento Indígena RANI no caso de indígenas
Fique atento!
O serviço poderá ser negado caso o novo titular possua débitos com a
distribuidora, mesmo em outros endereços. E em caso de débitos no imóvel
em nome do antigo titular, será necessária a apresentação da
documentação que comprove posse ou propriedade do imóvel em uma de
nossas Lojas de Atendimento ou Rede Credenciada.
Condições básicas para solicitar o serviço
- Só poderá ser solicitada a cada 90 (noventa) dias.
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora.
Valor do serviço
- Não há cobrança de taxa para este serviço.
Como solicitar
Condições básicas para solicitar o serviço
- O novo endereço tem que ser no Estado do Rio Grande do Norte.
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Nome completo do responsável pelo recebimento da conta;
- Telefone para contato;
- Número das Contas Contrato que você quer alterar;
- Número da Conta Contrato no qual consta o endereço que deseja receber sua(s) conta(s) Cosern;
- Endereço completo, inclusive com o CEP, do local de entrega da conta de energia;
- Complementação do endereço da entrega da conta (ex.: empresa, aptº, em atenção a...).
Valor do serviço
- Para este serviço o valor cobrado é de R$ 1,99 (um real e noventa e nove centavos).
Como solicitar
Condições básicas para solicitar o serviço
- Não há qualquer condição para solicitar a via para pagamento.
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora e mês de referência.
Formas e prazos para recebimento da Via para pagamento - O cliente pode retirar a Via para pagamento de imediato pela Internet;
- Dirigindo-se a uma das Unidades Cosern Serviços e Totem;
Valor do Serviço
- Não há cobrança de taxa para este serviço.
Como solicitar
Condições básicas para solicitar o serviço
- Não há qualquer condição para solicitar a segunda via da conta.
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora e mês de referência.
Valor do Serviço
- Não há de taxa cobrança para este serviço solicitado pela internet e nos credenciados Cosern Serviços, nas Agências Cosern é cobrada a taxa de R$ 2,11 (dois reais e onze centavos) para Grupo B e R$ 4,25 (quatro reais e vinte e cinco centavos) para Grupo A.
Como solicitar
Condições básicas para solicitar o serviço
- Não existir débitos na Cosern.
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Nome do responsável;
- Endereço completo;
- Telefone para contato;
- Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
- Período inicial e final da Declaração;
- Motivo da Declaração.
Valor do Serviço
- Cobrança de taxa para este serviço: Grupo B - R$ 2,11 (Dois reais e onze centavos); Grupo A - R$ 4,25 (Quatro reais e vinte e cinco centavos).
Como solicitar
Condições básicas para solicitar o serviço
- Não há qualquer condição básica para solicitar informação de débito.
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora.
Valor do serviço
- Não há cobrança de taxa para este serviço.
Como solicitar
Obs.: Na solicitação feita pela Internet não serão discriminados os serviços.
Será um prazer tê-lo (a) como nosso cliente.
Confira algumas informações úteis e saiba como solicitar a ligação de
sua Unidade Consumidora (baixa tensão).
Antes de gerar a sua solicitação de serviço é necessário estar com as
instalações elétricas do padrão de entrada devidamente instalado e
pronto para receber o medidor de energia elétrica.
O padrão de entrada é o conjunto de acessórios composto por caixa
de medição, sistema de aterramento, disjuntor, condutores e outros componentes
indispensáveis para que a Cosern realize a ligação de energia.
Caso tenha dúvida de como instalar o padrão de entrada, basta clicar
no tipo de instalação desejada na lista abaixo, e conheça todos os detalhes
para realizar sua instalação com segurança:
Condições básicas para solicitar o serviço
- Estar com as instalações elétricas de acordo
com as normas técnicas;
- Nos casos de consumidores a serem ligados em
alta tensão ou edifícios com quatro ou mais Unidades Consumidoras, será necessário
submeter o projeto das instalações elétricas à aprovação da Cosern.
Informações necessárias ao solicitar
o serviço
- Nome completo;
- Cadastro de Pessoa Física - CPF;
- Carteira de identidade ou, na ausência desta,
outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade
Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de
Habilitação de Trânsito, Passaporte e o Registro Administrativo de
Nascimento Indígena - RANI no caso de indígenas;
- Endereço e pontos de referência da Unidade
Consumidora;
- Atividade principal de consumo (residencial,
comercial, etc);
- Previsão de carga instalada - eletrodomésticos
e/ou máquinas que existirão na Unidade Consumidora;
- Caso o imóvel esteja localizado em área de
preservação ambiental, apresentar licença emitida por órgão responsável.
OBS.: Quando
inexistir rede de distribuição em frente à Unidade Consumidora a ser ligada ou
a rede necessitar de manutenção ou ampliação ou o fornecimento de energia
depender de construção de ramal subterrâneo, considerar-se-á estes casos como
condições atípicas e os prazos de atendimento poderão ser os seguintes:
- Unidade Comercial
- Cópia do estatuto ou contrato social da
empresa;
- Cópia do Contrato de Sucessão Comercial;
- Cópia do CNPJ da empresa;
- Cópia da Inscrição Municipal/Estadual (se
houver);
- Cópia da ata ou outro documento de designação
do representante legal;
- Cópia do CPF do representante legal;
- Cópia do documento oficial de identificação
do representante legal;
- Endereço e pontos de referência da Unidade
Consumidora;
- Atividade principal de consumo (residencial,
comercial, etc);
- Previsão de carga instalada -
eletrodomésticos e/ou máquinas que existirão na Unidade Consumidora;
- Caso o imóvel esteja localizado em área de
preservação ambiental, apresentar licença emitida por órgão responsável.
OBS.: Quando inexistir rede de distribuição em frente à Unidade
Consumidora a ser ligada ou a rede necessitar de manutenção ou ampliação
ou o fornecimento de energia depender de construção de ramal subterrâneo,
considerar-se-á estes casos como condições atípicas e os prazos de
atendimento poderão ser os seguintes:
- Ligação Baixa tensão (380/220V): 30 (trinta)
dias úteis, contados da data da solicitação;
- Ligação Alta tensão (13.800V): 30 (trinta)
dias úteis, contados da data da solicitação;
- Esses prazos terão como
objetivo elaborar os estudos, orçamentos e projetos e informar por
escrito o prazo para conclusão das obras de distribuição, bem como a
eventual necessidade de participação financeira.
Valor do serviço
- Não há cobrança de taxa para esse serviço, na
primeira visita.
Como solicitar
- As ligações residenciais podem ser solicitadas
também através do site www.cosern.com.br.
As demais podem ser solicitadas nas lojas de atendimento Cosern ou
credenciados Cosern
Serviços que efetuam atendimento.
Na sua residência existe uma pessoa que depende de equipamentos elétricos indispensáveis à vida?
Quando ocorre a falta de luz por um defeito na rede ou pelo clima, as residências que possuem clientes que dependem desses equipamentos tem o reestabelecimento da energia priorizado.
Além disso, quando for necessário realizar um desligamento programado para manutenção ou melhoria da rede, clientes nessa situação receberão um aviso personalizado por carta ou e-mail, com antecedência mínima de cinco dias úteis, informando a data e hora de interrupção.
Mas para ter direito a esse atendimento diferenciado, é importante que você nos informe sobre essa condição especial e faça o cadastro da sua unidade em uma categoria especial.
Como se cadastrar?
Fale com a gente através de um dos nossos canais de atendimento ou vá até uma das nossas Lojas de Atendimento com os seguintes documentos:
*RG e CPF do titular da conta contrato;
*RG e CPF do beneficiário, quando for o caso;
*Atestado subscrito por profissional médico, constando obrigatoriamente: número do CID, número do CRM e prazo de utilização dos equipamentos.
*Termo de compromisso assinado pelo consumidor ou seu representante [PDF].
Observação: Na inexistência do RG, o cliente poderá apresentar outro documento de identificação oficial com foto.
Nós da Cosern temos o compromisso de aprimorar a qualidade do nosso serviço, aliado ao cuidado no atendimento de cada cliente.
Para melhor atender as suas expectativas, sugira como podemos
melhorar o nosso atendimento. Por isso, quando precisar faça o registro da
sua manifestação, elogio, solicitação, reclamações ou sugestão por meio de
um dos nossos canais de atendimento:
- Teleatendimento;
- Lojas de Atendimento;
- Rede Credenciada.
Desligamento Definitivo da Unidade Consumidora
Você sabe o que é desligamento definitivo ou quando deve ser solicitado?
O desligamento definitivo acontece para encerrar o fornecimento de energia elétrica da unidade consumidora e deve ser solicitado pelo titular da conta contrato ou seu representante legal.
Se você está de mudança, vendeu, alugou, vai demolir ou não tem mais interesse em utilizar energia no imóvel, lembre-se de nos avisar! Solicite o desligamento da unidade.
Ao solicitar o desligamento você encerra seu contrato com a nossa distribuidora, evitando a geração de novos débitos caso um terceiro passe a utilizar o imóvel.
Você pode solicitar o desligamento da unidade pela nossa Agência Virtual (clique aqui), Teleatendimento (através do 116) ou em uma de nossas Lojas de Atendimento.
Confira quais os documentos necessários:
Pessoa Física
• CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado);
• Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido);
• Para o caso de Indígena, apresentar: Registro Administrativo de Nascimento Indígena – RANI.
Pessoa Jurídica
• Estatuto ou contrato social da empresa;
• Contrato de Sucessão Comercial se for o caso;
• CNPJ da empresa (válido);
• Ata ou outro documento de designação do representante legal;
• Documentação do Representante Legal
• CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado);
• Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, *Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e
• Registro Administrativo de Nascimento Indígena RANI no caso de indígenas
E atenção, é muito importante que o relógio esteja com livre acesso!
Após solicitar o desligamento definitivo, a nossa equipe irá até sua unidade para retirar o relógio (medidor) e então gerar a fatura final, baseada na leitura feita no momento da retirada. O consumo da fatura final, será então referente ao período entre a leitura feita no mês anterior e a leitura realizada no dia do desligamento (retirada do relógio).
Para sua melhor comodidade, no momento da solicitação deste serviço faça o cadastro da sua fatura por e-mail. Além da fatura por e-mail disponibilizamos a segunda via através do nosso site e, se preferir, ainda existe a opção de cadastrar um endereço alternativo para o recebimento. Mas, nesse último caso, será cobrada taxa de entrega.
Fique atento e não se esqueça de realizar o pagamento da fatura final, pois mesmo após o desligamento essa conta poderá ficar pendente em seu nome, o que pode causar a negativação se permanecer em aberto.
Condições básicas para solicitar o serviço
- Não há qualquer condição para solicitar a vistoria na Unidade Consumidora.
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
- Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
- Motivo da solicitação.
Valor do serviço
- Monofásico: R$ 6,68 (seis reais e sessenta e oito centavos);
- Trifásico: R$ 19,11 (dezenove reais e onze centavos);
- Alta tensão: R$ 57,40 (cinzquenta e sete reais e quarenta centavos);
- Preços definidos pela Resolução ANEEL nº 2.386, de 17/04/2018.
Como solicitar
Condições básicas para solicitar o serviço
- Não existir débito na Conta Contrato;
- Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas.
OBS.: A comprovação da quitação com a Cosern poderá ser feita no momento da religação, através da apresentação dos comprovantes; se no momento da religação não houver ninguém no imóvel, por motivo de segurança, o disjuntor geral do quadro de medição ficará desligado (aberto).
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Nome completo;
- Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
- Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora.
Valor do serviço
- Monofásico: R$ 5,66 (cinco reais e sessenta e seis centavos);
- Trifásico: R$ 23,40 (vinte e três reais e quarenta centavos);
- Alta tensão: R$ 70,97 (setenta reais e noventa e sete centavos);
- Preços definidos pela Resolução ANEEL nº 1.279, de 18/04/2012.
Como solicitar
Condições básicas para solicitar o serviço
- Não há qualquer condição para solicitar a verificação.
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
- Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora.
Valor do serviço
Se os níveis apurados estiverem dentro dos limites mínimos e máximos permitidos pela legislação os valores a serem cobrados serão:
- Monofásico: R$ 5,99 (cinco reais e noventa e nove centavos);
- Trifásico: R$ 11,98 (onze reais e noventa e oito centavos);
- Alta tensão: R$ 66,58 (sessenta e seis centavos e cinquenta e oito reais);
- Preços definidos pela Resolução ANEEL nº 1.279, de 18/04/2012.
Como solicitar
Condições básicas para solicitar o serviço
- Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas;
- Não existir débito na Conta Contrato;
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Nome do requerente;
- Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
- Telefone para contato;
- Pontos de referência da Unidade Consumidora.
Valor do serviço
Este serviço NÃO é cobrado
Caso o cliente esteja na faixa até 15 KW e não possua nenhum motor trifásico será cobrado o valor do medidor R$ 279,00.
Obs.: Se houver necessidade de projeto, o orçamento será informado após elaboração do mesmo.
Como solicitar
Condições básicas para solicitar o serviço
- O consumidor tem até 90 (noventa) dias, a contar da data provável
da ocorrência do dano elétrico para solicitar o ressarcimento à Cosern.
Informações necessárias ao solicitar o serviço
- Nome do requerente;
- Telefone de contato;
- Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
- Informações que demonstrem que o solicitante é o titular da
unidade consumidora, ou seu representante legal;
- Endereço e no máximo dois pontos de referência
da Unidade Consumidora;
- Data e horário prováveis da ocorrência
do dano;
- Relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico;
- Descrição e características gerais do equipamento danificado, tais
como: marca, modelo e número de série (opcional);
- Informação sobre o meio de comunicação de sua preferência (e-mail
ou carta);
- Outras informações que julgar necessárias.
Caso a solicitação seja deferida o consumidor deverá apresentar a seguinte documentação nas
Agências Cosern
ou Rede Credenciada
- Pessoa física: Cadastro de Pessoa
Física – CPF, Registro Geral – RG (identidade) ou qualquer documento comprobatório de
identificação que contenha foto (ex: número e série da carteira de trabalho,
número do passaporte, número da carteira de habilitação, número do conselho regional da
profissão, etc);
- Pessoa jurídica: Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
e documentos pessoais do responsável legal
pela empresa; Caso
haja procuração, os documentos pessoais do
procurador;
- Orçamentos de peças e serviços referentes aos consertos ou substituição (em caso de perda total) dos equipamentos
reclamados.
- Laudos técnicos
Resposta ao atendimento
- A Cosern informará ao consumidor o resultado da
solicitação de ressarcimento, pelo meio de
comunicação escolhida, em até 15 (quinze) dias contados a partir da data da
verificação ou, na falta desta, a partir da data da solicitação do
ressarcimento.
- O consumidor tem o prazo de até 90 dias, contados a partir do
recebimento do formulário de solicitação de ressarcimento, para entregar
nas Agências Cosern ou
Rede Credenciada os laudos técnicos e orçamentos solicitados.
- No caso de
deferimento da
solicitação, o consumidor deverá comparecer nas Agências Cosern ou
Rede Credenciada,
preencher o formulário de solicitação de ressarcimento e entrega de
documentação e optar pela forma do ressarcimento: depósito em conta bancária,
ordem bancária, crédito na próxima fatura ou cheque nominal.
- O ressarcimento só poderá ser obtido pelo titular da conta contrato ou por
representante legal apresentando procuração.
Valor do serviço
- Não há cobrança de taxa para este serviço.
Como solicitar
Você sabe de quem é a responsabilidade pela poda
preventiva de árvores?
É da Prefeitura Municipal da sua cidade!
Nós da Cosern realizamos a poda apenas
quando os galhos já estão próximos ou em contato com a rede elétrica, para
prevenir acidentes e não comprometer a qualidade da energia.
Agora que você ja sabe, se ainda deseja
solicitar o serviço, clique aqui para
fazer o registro.
Confira abaixo algumas informações úteis e saiba como solicitar o deslocamento/relocação ou remoção de poste de sua Unidade Consumidora.
Sempre que desejar um deslocamento/relocação ou remoção de poste, é necessário detalhar a solicitação para entender se existe risco de segurança.
Além disso, é muito importante que tenha conhecimento sobre o valor médio desse serviço. Conforme os artigos 44 e 102, da Resolução Normativa 414/2010 da ANEEL, é responsabilidade do interessado o custeio das obras de deslocamento ou remoção de poste e rede.
Custo Médio de Relocação/ Deslocamento ou remoção de rede = R$4.500
Prazo para atendimento da solicitação será definido conforme cronograma da distribuidora, a depender da característica da obra.
Veja como é fácil identificar as situações:
Situação 1. Remoção/deslocamento SEM risco
Considera-se nestes casos, por exemplo, a solicitação de deslocamento de poste que não envolve risco de segurança, a exemplo de um deslocamento de um poste situado na frente de uma garagem.
Situação 2. Remoção/deslocamento COM risco
Considera-se nestes casos, por exemplo, a solicitação de deslocamento de rede que envolve risco de segurança, a exemplo de deslocamento próximo a fachadas, principalmente quando em obras.
Para esses casos é válido lembrar que a nossa equipe realizará uma visita técnica para avaliar a situação e, caso seja evidenciada uma negligência por parte do cliente (como por exemplo, obras próximas da rede), o mesmo será notificado sobre a sua participação financeira com relação aos custos da obra de intervenção de segurança.

Confira a documentação necessária:
Pessoa Física
O titular (ou seu representante legal) deverá apresentar:
*CPF (válido - caso não esteja nulo e/ou cancelado).
*Carteira de Identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI, no caso de indígenas.
Pessoa Jurídica
CNPJ válido.
Inscrição Municipal e/ou Estadual (se houver).
Estatuto ou contrato social da empresa.
Representante legal: CPF - válido, RG ou, na ausência deste, outro documento oficial de identificação com foto e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI, no caso de indígenas.
Ata de reunião assinada por todos os condôminos elegendo o síndico ou outro documento de designação do representante legal.
Documentação do Representante Legal:
*CPF (válido)
*Carteira de Identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, carteira de Trabalho, carteira de Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido);
ATENÇÃO: Para efetuar o pedido de ligação o solicitante não pode ter débitos vencidos junto à Cosern referentes a outras unidades.
Fique atento! Unidades situadas em Área de Proteção Ambiental ou de Patrimônio Histórico precisam de autorizações e orientações específicas.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) traz ainda mais segurança pra você, pois visa garantir a proteção dos seus dados pessoais. Pensando nisso, atualizamos nossos Avisos de Privacidade para reforçar o nosso compromisso de transparência com os clientes.
Caso queira fazer alguma solicitação relativa à LGPD, entre em contato com lgpdcomercial.cosern@neoenergia.com enviando um documento com foto do titular (CNH ou RG) e formulário abaixo devidamente preenchido.
Clique aqui para baixar o formulário.
Conte sempre com a gente!
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